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O Projeto IN.POWER" - Empowering Children Subjected to ACEs foi cofinanciado pelo Programa da União Europeia ERASMUS+, Key-Action 2 Cooperation for Innovation and exchange of good practices, Action: Parcerias Estratégicas (KA201), ao abrigo do Acordo de Subvenção nº 2020-1-FR01-KA201-080418.
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Para o ajudar a tirar o melhor partido da plataforma IN.POWER, pode descarregar abaixo o Manual do Utilizador. Se tiver curiosidade e quiser saber mais sobre o Moodle, pode também descarregar o manual do professor utilizado para formar os professores que trabalham no projeto.
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CURSOS IN.POWER
LE KIT D'OUTILS IN.POWER POUR LES ENSEIGNANTS, LES ÉDUCATEURS ET LE PERSONNEL SCOLAIRE
THE IN.POWER TOOLKIT FOR TEACHERS/ EDUCATORS AND SCHOOL STAFF
TOOLKIT IN.POWER PARA PROFESSORES/ EDUCADORES E PESSOAL ESCOLAR
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As Experiências Adversas na Infância (EAI) referem-se a acontecimentos traumáticos que ocorrem durante a infância, tais como abuso físico ou emocional, negligência, disfunção doméstica ou testemunho de violência.
As crianças em idade escolar, quando sujeitas a EAI, exibem frequentemente uma série de atitudes e comportamentos indesejáveis e enfrentam muitas vezes dificuldades significativas para se envolverem e integrarem no ambiente de aprendizagem escolar. Consequentemente, têm frequentemente piores resultados de aprendizagem do que os seus pares, e pode mesmo levar ao abandono prematuro do sistema educativo.
Embora tenham sido feitos esforços significativos na maioria dos países da UE, as principais deficiências situam-se nos seguintes domínios:
- Identificação e deteção deficiente e intempestiva das vítimas de ACEs.
- Coordenação insuficiente entre instituições educativas, serviços sociais, de proteção da criança, de saúde mental e familiares.
- Insuficiente coordenação e cooperação entre instituições educativas, serviços públicos e outros actores relevantes no terreno, tais como centros de investigação, organizações da sociedade civil e profissionais nas áreas da inclusão social, apoio à família e à criança, saúde mental e apoio comportamental e à aprendizagem.
No contexto dos desafios acima descritos, o PROJECTO IN.POWER - EMPOWERING CHILDREN SUBJECTED TO ACES visou contribuir para o esforço já em curso para encontrar soluções através de:
- Melhorar a deteção atempada de sinais e comportamentos de alerta na escola, através do aumento da sensibilização e competência do pessoal educativo e administrativo das escolas e instituições de ensino.
- Melhorar a capacidade dos professores, administradores e pessoal de apoio educativo das escolas para resolverem com êxito as questões decorrentes de comportamentos perturbadores, criando assim um ambiente de aprendizagem mais seguro e inclusivo para todos os alunos
- Aumentar a capacidade das instituições competentes para prestar apoio adequado e atempado, melhorando a comunicação e a cooperação entre as partes interessadas (autoridades educativas, proteção social e infantil, serviços de saúde, famílias, etc.).
- Apoiar a participação e a reintegração no ambiente de aprendizagem através de abordagens pedagógicas específicas baseadas em metodologias de reforço de comportamentos positivos e abordagens de aprendizagem não formal, para melhorar os resultados de aprendizagem das vítimas, minimizar os comportamentos de risco e evitar o abandono escolar precoce.
COORDENADOR DO PROJECTO- ASSOCIATION DES VANNELLES (France)
PARCEIROS DE PROJECTO
- REDEFINE (PORTUGAL)
- FREE YOUTH CENTER (BULGARIA)
- DRPDNM (SLOVENIA)
- Kirikkale Aile Calisma ve Sosyal Hizmetler il mudurlugu (TURKIEY)
O projeto IN.POWER foi concebido para ajudar os professores e o pessoal escolar a apoiar os jovens afectados por Experiências Adversas na Infância (EAI).
Para atingir estes objectivos, foram desenvolvidas várias etapas e ferramentas durante a duração do projeto. Os mais relevantes foram:
1. O Quadro In.POWER, composto pelo Quadro de Competências e pelo Sistema de Validação de Distintivos Abertos, composto por um quadro de competências para aptidões e competências adquiridas e pelo ecossistema de avaliação e reconhecimento baseado em Distintivos Abertos e portefólios electrónicos.
2. A criação da plataforma eletrónica In.POWER, que serve múltiplos objectivos:
- uma plataforma de aprendizagem em linha virtual, intuitiva e fácil de navegar, onde estarão acessíveis versões digitais de todas as ferramentas de aprendizagem para crianças, professores e educadores.
- a página Web oficial do projeto.
- Um recurso educativo.
- uma plataforma de comunicação para a comunicação intercultural e o intercâmbio de boas práticas.
- uma biblioteca eletrónica com ligações e recursos úteis relacionados com o ensino e a aprendizagem de aptidões e competências transversais.
3. O kit de ferramentas In.POWER para professores/educadores e pessoal escolar, com vários módulos principais organizados para garantir que os jovens beneficiem de um ambiente de aprendizagem inclusivo e seguro. Estes módulos são:
- Compreender as experiências adversas das crianças, dinâmicas familiares disfuncionais, características e efeitos das experiências adversas das crianças no comportamento das crianças e nos seus resultados escolares
- Identificar as vítimas de experiências adversas das crianças, quadro jurídico e políticas adequadas de reação e apoio
- Estratégias na sala de aula para melhorar o empenho e os resultados da aprendizagem.
- Estratégias de sala de aula para gerir comportamentos difíceis e perturbadores.
- Estratégias de sala de aula para apoio comportamental positivo.
- Envolvimento das famílias e de outros prestadores de cuidados
4. As ferramentas de aprendizagem In.POWER para crianças (em versão física e digital) - compostas por ferramentas de aprendizagem interactivas, intuitivas e "divertidas" baseadas em jogos para crianças - serão também criadas para completar e facilitar o trabalho dos professores e fornecer às crianças em idade escolar um conjunto de competências importantes para a sua inclusão bem sucedida na escola e na sociedade em geral. Este jogo abrange as seguintes aptidões e competências:
- Competências sociais e de comunicação: capacidade de conversação, assertividade, escuta ativa, tarefas de grupo, comunicação não verbal, etc.
- Inteligência emocional e competências de consciência individual: compreender as emoções, exprimir as emoções de forma construtiva, regular os estados emocionais, etc.
- Aprender - para aprender: descobrir os próprios interesses, gerir o tempo, definir objectivos eficazes, gerir recursos, planear e pôr em prática uma atividade escolar positiva, etc.
- Identificação e deteção deficiente e intempestiva das vítimas de ACEs.
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