COORDENADOR DO PROJECTO  

 

PARCEIROS DE PROJECTO  

O projeto IN.POWER foi concebido para ajudar os professores e o pessoal escolar a apoiar os jovens afectados por Experiências Adversas na Infância (EAI).

Para atingir estes objectivos, foram desenvolvidas várias etapas e ferramentas durante a duração do projeto. Os mais relevantes foram:

1. O Quadro In.POWER, composto pelo Quadro de Competências e pelo Sistema de Validação de Distintivos Abertos, composto por um quadro de competências para aptidões e competências adquiridas e pelo ecossistema de avaliação e reconhecimento baseado em Distintivos Abertos e portefólios electrónicos.

2. A criação da plataforma eletrónica In.POWER, que serve múltiplos objectivos:

- uma plataforma de aprendizagem em linha virtual, intuitiva e fácil de navegar, onde estarão acessíveis versões digitais de todas as ferramentas de aprendizagem para crianças, professores e educadores.

- a página Web oficial do projeto.

- Um recurso educativo.

- uma plataforma de comunicação para a comunicação intercultural e o intercâmbio de boas práticas.

- uma biblioteca eletrónica com ligações e recursos úteis relacionados com o ensino e a aprendizagem de aptidões e competências transversais.

3. O kit de ferramentas In.POWER para professores/educadores e pessoal escolar, com vários módulos principais organizados para garantir que os jovens beneficiem de um ambiente de aprendizagem inclusivo e seguro. Estes módulos são:

- Compreender as experiências adversas das crianças, dinâmicas familiares disfuncionais, características e efeitos das experiências adversas das crianças no comportamento das crianças e nos seus resultados escolares

- Identificar as vítimas de experiências adversas das crianças, quadro jurídico e políticas adequadas de reação e apoio

- Estratégias na sala de aula para melhorar o empenho e os resultados da aprendizagem.

- Estratégias de sala de aula para gerir comportamentos difíceis e perturbadores.

- Estratégias de sala de aula para apoio comportamental positivo.

- Envolvimento das famílias e de outros prestadores de cuidados

4. As ferramentas de aprendizagem In.POWER para crianças (em versão física e digital) - compostas por ferramentas de aprendizagem interactivas, intuitivas e "divertidas" baseadas em jogos para crianças - serão também criadas para completar e facilitar o trabalho dos professores e fornecer às crianças em idade escolar um conjunto de competências importantes para a sua inclusão bem sucedida na escola e na sociedade em geral. Este jogo abrange as seguintes aptidões e competências:

- Competências sociais e de comunicação: capacidade de conversação, assertividade, escuta ativa, tarefas de grupo, comunicação não verbal, etc.

- Inteligência emocional e competências de consciência individual: compreender as emoções, exprimir as emoções de forma construtiva, regular os estados emocionais, etc.

- Aprender - para aprender: descobrir os próprios interesses, gerir o tempo, definir objectivos eficazes, gerir recursos, planear e pôr em prática uma atividade escolar positiva, etc.